Gestante

obstetricia

O que o diabetes gestacional  pode fazer para o meu bebê?

Porque ocorrem as complicações do diabetes na gestação?

O diabetes é o aumento na concentração de açúcar (glicose) na corrente sanguínea. Praticamente todas as mulheres que recebem o diagnostico de diabetes durante a gravidez perguntam: como esta doença pode influenciar meu bebê ? Ter a consciência do tamanho deste impacto é importante para acalmar as pacientes e motiva-las na adesão ao tratamento. Acesse e saiba mais.

A Cura no ventre da mãe - Revista Veja

Uma técnica para tratar doença do sistema nervoso central de bebês em gestação é o maior avanço na cirurgia fetal ocorrido nas últimas duas décadas. VEJA acompanhou a operação inovadora.

Leia Mais...


Cuidados extras contra o vírus Zika

Aumento do número de casos de bebês nascidos com microcefalia no Nordeste está provavelmente ligado ao vírus, transmitido pelo mosquito da dengue. Proteja-se

Na terça-feira passada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou a presença do vírus Zika no líquido amniótico de duas grávidas da Paraíba cujos bebês foram diagnosticados com microcefalia. O fato reforça a hipótese de que a infecção pelo Zika está por trás do surto recente da malformação. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos suspeitos notificados de janeiro até 21 de novembro deste ano é de 739, a maioria deles no Nordeste do país, especialmente no estado de Pernambuco, onde foram registrados 487 casos – em 2014, foram 12.

Leia mais ...


Célula Mater traz para o Brasil novo exame genético capaz detectar 99% dos casos de Síndrome de Down

Técnica que detecta possíveis doenças genéticas do bebê apenas com uma amostra do sangue materno

A Clínica Célula Mater oferece o exame genético NIPT (Non-Invasive Prenatal Testing) - Panorama, capaz de detectar com altíssima precisão a Síndrome de Down e outras doenças genéticas em fetos. Por meio de uma simples amostra de sangue materno, o Panorama analisa a saúde cromossômica fetal em fase inicial de gestação, sem colocar em risco a saúde do bebê.

Leia mais...

 


“Tenho pouco leite”: mito ou verdade?

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, nossa especialista esclarece essa que é uma das maiores polêmicas entre as mães que querem amamentar

Pena que a natureza não fez o seio transparente... O bebê não para de chorar, quer mamar a todo momento e a visita ao pediatra constata: não está ganhando peso. Quase todas as mulheres que amamentaram passaram por momentos de dúvida e angústia, com medo de que não estivessem produzindo leite o suficiente para seu bebê.

Leia mais...


S.O.S. Gravidez. É senso comum: nem tudo são flores durante a gestação

Mas você não precisa se resignar. Aprenda como amenizar os sintomas mais chatinhos para vivenciar essa fase com bem-estar
O teste deu positivo. Você está grávida e é tomada por uma felicidade indescritível. Mas a gestação, como tudo na vida, tem seu lado B. Náusea, vômito, mal-estar, dores na região lombar e inchaço são alguns incômodos que você sente quando um bebê está crescendo no seu útero. Mas fique calma.

Leia Mais...


Para quem pensa no futuro

Uma das cientistas mais respeitadas do país, Mayana Zatz traduz a importância do congelamento de células-tronco para a sua saúde e a de seus filhos. Aqui, ela explica o que você pode fazer a respeito.

Sobre a sua mesa de trabalho, Mayana Zatz já deixou preparado um kit especial para o momento do nascimento de seu primeiro neto. Não se trata de sapatinhos de crochê nem de nenhum mimo típico de qualquer avó. Sendo uma das geneticistas mais respeitadas do país, a coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, da Universidade de São Paulo, teve em mente outras preocupações ao pensar no presente do bebê.

Saiba mais...


Episiotomia. Fazer ou não? Eis a questão

“Eu estou cada vez mais convencida de que a episiotomia, além de evitar o sofrimento fetal em muitos casos, é benéfica também para a mulher”, opina Lucila Pires Evangelista, ginecologista e obstetra da Clínica Célula Mater. Segundo Lucila, a musculatura perineal da mulher moderna é pouco desenvolvida, já que ela passa muitas horas do dia sentada.

Saiba mais


 

Célula Mater