Sintomas de infecção urinária

sintomas de infecção urinária

Sintomas de infecção urinária 

Comentários Infecção Urinária em Mulheres

Dra Miriam Dambros - Livre Docente em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo, Urologista Clinica Célula Mater, SP.

Infecção do Trato Urinário Inferior em mulheres, seja bexiga ou uretra, é uma das doenças mais prevalentes entre mulheres.

Há relatos de literatura com índices em torno de 35 a 40% de chances de uma mulher desenvolver infecção de urina em algum momento de sua vida.

Existem algumas doenças, como o diabetes mellitus, cálculos renais e alguns medicamentos que podem levar a chances maiores de infecção, entretanto uma percentagem importante de pacientes não apresentam co-morbidades associadas. Relação sexual com uso de espermicida, menopausa, cirurgias vaginais e baixa ingestão de líquidos são consideradas situações que quando presentes poderão propiciar a infecções.

Sintomas de infecção urinária

Os sintomas clássicos incluem ardência para urinar e idas frequentes ao toalete. A maioria das mulheres conhece estes sintomas e procura por auxilio médico tão logo eles apareçam.

Porém existem casos onde a infecção se manifesta de forma silenciosa, com poucos ou quase nenhum sintoma. Isto geralmente é visto em mulheres idosas com histórico de muitas infecções no passado e/ou portadoras de doenças que diminuam a sensibilidade da bexiga.

Neste grupo de mulheres é importante que visitem o médico regularmente para avaliação de seu trato urinário com frequência, já que não poderão confiar na presença de sintomas como indicativo de que há algo errado com seu trato urinário.

O tratamento deverá ser instituído rapidamente para alívio do desconforto miccional e evitar complicações como a infecção ascender para os rins ou induzir situações mais graves.

Urologia Feminina Célula Mater

Fonte: Profa. Dra. Miriam Dambros Lorenzetti - Cremesp 9998

  • Professora Livre Docente em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo
  • Doutora em Urologia pela Universidade de Maastricht, Holanda
  • Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/

Orientações à pacientes com planos de saúde:

A associada pode escolher o prestador de serviço de sua confiança, que não precisa pertencer a nenhuma rede credenciada.
Após o pagamento da consulta e num prazo máximo de 30 dias, a seguradora deverá reembolsá-la de acordo com o plano escolhido e se esta opção estiver em seu contrato.
De acordo com a ANS, o plano de saúde não é obrigado a anexar a tabela de reembolso aos contratos, mas é obrigado a informar pelo atendimento como chegou ao valor reembolsado.

O que você precisará para solicitar o reembolso ?

Na ocasião em que efetuar o pagamento, solicite o recibo com carimbo com o nº do CRM e envie para a empresa para ter o ressarcimento do valor.
Ter acesso à saúde é direito de todo cidadão. Ter plano de saúde dá direito à escolha do médico de sua preferência!

Atendimento a pacientes credenciadas Omint

Pacientes da clínica associadas Omint passam a ter um atendimento rápido, e sem a necessidade de reembolsos posteriores. Acesse e saiba mais.