Infecção Urinária

Infecção Urinária

A infecção urinária é uma infecção que atinge o sistema urinário, sendo que frequentemente a bexiga o órgão mais envolvido. Cerca de 30% das pacientes de 25 a 50 anos e com vida sexual ativa terão ao menos um episódio de infecção urinária durante a sua vida.

Entre os homens, a chance de ter infecção urinária aumenta significativamente após os 60 anos, quando as doenças da próstata aumentam, causando obstrução do fluxo urinário, o que poderá levar à retenção de urina e à proliferação de bactérias.

O paciente que apresenta infecção urinária terá sintomas de dor na região supra-púbica, dor durante a micção, necessidade de ir ao banheiro várias vezes ao dia e urgência miccional.

O diagnóstico correto é realizado através do exame de urina e o tratamento baseado em medicamentos específicos. Em casos de infecção urinária de repetição, é fundamental que o paciente adote hábitos importantes como ingerir de 2 litros de líquido por dia e esvaziar a bexiga a cada 2-3 h para que a urina não fique acumulada por muito tempo, causando uma proliferação bacteriana mais pronunciada.

Especialista Responsável

Célula Mater