Infertilidade masculina

Infertilidade Masculina

Estatísticas mundiais a respeito da infertilidade mostram que mais ou menos 15% dos casais que desejam engravidar apresentam algum tipo de infertilidade.

Uma causa frequente de infertilidade masculina é a varicocele (dilatação dos vasos ao longo do cordão espermático). A varicocele está presente em 15% da população geral (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade, porem há muita controvérsia sobre sua real ação na infertilidade.

As infecções também podem comprometer a qualidade do sêmen por aumentar a quantidade células de defesa e, por consequência, os radicais livres, bastante tóxicos aos gametas masculinos. Além disso, existem os distúrbios hormonais que interferem na produção dos espermatozoides. Essas causas são passiveis de tratamento e podem trazer a fertilidade masculina para os níveis ideais.

Entretanto, existem causas de difícil detecção ou que trazem um componente genético de difícil resolução na prática clínica. Para esses casos, poderá ser necessário a inseminação artificial ou fertilização in vitro.

O diagnóstico bem feito é fundamental para a escolha do método mais indicado para superar a infertilidade masculina.

Especialista Responsável

Célula Mater