Mulher

saude-da-mulher

Dois passos à frente do câncer de mama

A mamografia vive sendo discutida em pesquisas no mundo todo. Mas não é a única opção – e nem a melhor – para o diagnóstico precoce dos tumores na mama. A radiologista Maria Aparecida Murakami ajuda a entender melhor como se prevenir. Acesse e saiba mais

Tumores Ovarianos

Tumores ovarianos podem surgir em meninas, adolescentes e mulheres adultas e são descobertos durante o exame físico realizado pelo ginecologista ou por meio de investigação com exames de imagem. O aparecimento de massa pélvica em mulheres geralmente tem origem no ovário, mas podem ser de origem não ginecológica e, por isso, é importante, na investigação inicial, avaliar outros órgãos que possam originar tumores na pelve, como tubas uterinas, útero, bexiga e intestino.

Saiba Mais

Exercícios na Saúde da Mulher

Exercícios Pesquisa publicada recentemente na revista médica British Medical Journal revela que, em alguns casos, a atividade física é tão ou mais eficiente que medicamentos no tratamento de doenças cardiovasculares. O estudo fez uma revisão de centenas de artigos médicos para entender os méritos do exercício para quem tem problemas do coração ou vasculares. Em alguns casos, a atividade física foi até mais potente que o remédio. Para os cientistas responsáveis pela pesquisa, a atividade física deve ser sempre incorporada ao tratamento.

Saiba Mais

TPM sob Controle

Todas as mulheres que ovulam tem um pouco de TPM. Mas quando ela começa a atrapalhar a vida é hora de procurar ajuda. Tudo em nosso organismo obedece a um ciclo natural – e o vai-e-vem dos hormônios é apenas um exemplo disso. Depois da ovulação, o corpo se prepara para receber o óvulo fertilizado – e um dos responsáveis por essa preparação é a progesterona, que não apenas prepara o útero e as mamas para a gravidez, mas provoca outros efeitos emocionais bem menos agradáveis.

Saiba Mais

Endometriose

Um distúrbio muitas vezes silencioso que atinge entre 10% e 15% das mulheres em idade fértil. Para quem não se lembra das aulas de biologia no colégio, o endométrio é o tecido que reveste a parte interna do útero. Todos os meses, graças à ação dos hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual, as células desse tecido se proliferam, formando uma grossa camada que servirá de abrigo para o óvulo, caso ele seja fertilizado. Quando a fertilização não acontece, essa camada é naturalmente eliminada pela menstruação.

Saiba Mais

Célula Mater