Verão: tempo de saber um pouco
mais sobre o cálculo urinário

A descoberta da presença de um cálculo urinário aumenta principalmente no verão. Nesse período do ano, devido a alguns fatores, como maior sudorese, ambientes com ar-condicionado, movimentação física mais frequente, ingestão hídrica inadequada, costuma haver uma procura maior de pacientes em busca de tratamento para uma crise de cólica renal ou de receber orientação sobre como evitar a formação de novos cálculos.

Geralmente, o paciente recebe o diagnóstico de um cálculo urinário durante um episódio de cólica renal (momento em que há a migração do cálculo do rim para o ureter, em direção à bexiga) ou durante exames de rotina com seu ginecologista, urologista ou clínico.

Em ambas as situações, o tratamento dependerá da localização, dimensões e número de cálculos presentes. Poderá variar desde a orientação do simples aumento da ingestão hídrica até cirurgias complexas.

Dicas importantes para esta época do ano são ingerir ao menos 2 litros de líquidos ao dia (água, sucos cítricos, água de coco) e evitar alimentos ricos em sódio, oxalato e fosfato (enlatados, embutidos, chocolate, nozes, refrigerantes etc).

No Comments Yet.

Leave a Reply

Célula Mater